Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Energia da Itaipu Celestial - 1ª parte

- 25/06/2013

Iniciando a escrita da primeira parte de nosso novo tema, preciso fornecer alguns dados da Itaipu Binacional, para logo fazer uma analogia que perfaz a principal existência do mundo contemporâneo pela energia elétrica: a vazão máxima do vertedouro da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. A vazão de duas turbinas da Itaipu (700 metros cúbicos de água por segundo cada) corresponde a toda a vazão média das Cataratas. A altura da barragem principal (196 metros) equivale à altura de um prédio de 65 andares. O Brasil teria de queimar 434 mil barris de petróleo por dia para obter em plantas termelétricas a mesma produção de energia da Itaipu. O total produzido por Itaipu seria suficiente para suprir, por aproximadamente 71 dias, o consumo de energia elétrica de todo o Brasil. O volume de escavações de terra e rocha em Itaipu é 8,5 vezes superior ao do Eurotúnel, que liga França à Inglaterra. Fontes de referência: ITAIPU BINACIONAL, ANEEL, IBGE, FGV, ONS. 

Existe energia da Itaipu celestial na Ponte da Amizade?

A Ponte da Amizade é uma das fronteiras mais perigosas devido ao contrabando, por ser “corredor” de drogas e armas entre o Brasil e o Paraguai. Seria possível encontrar alguma “lâmpada” movida à energia da Itaipu do céu num lugar de tanta perversidade? 

Após cruzar a Ponte da Amizade, não tive a mínima esperança de ter a ousadia para entrevistar algum dos homens da fronteira paraguaia. Mas, então, o Espírito Santo entrou em ação: logo após fazer a documentação para nossa viagem até Assunção, coloquei terno e gravata e saímos à procura de um lugar panorâmico, onde aparecesse a Ponte da Amizade desde o Paraguai. Caminhamos alguns metros e logo encontramos o senhor Victor, que imediatamente se dispôs a nos levar pessoalmente até o ponto mais panorâmico diante da ponte para a filmagem, mas ainda antes de iniciar a gravação, ele contou sua experiência com a “energia da Itaipu celestial”.

Há menos de três anos, repentinamente o senhor Victor recebeu o comunicado que os médicos detectaram um tumor no crânio de sua esposa. A partir daquele instante, a vida de sua família foi fortemente abalada e mudou totalmente. Os médicos solicitavam o valor US$ 25 mil para fazer a cirurgia e haveria pouca chance de vida para algum resultado positivo.

Ao relatar sua experiência, o coração do senhor Victor estava cheio de emoção e logo no início do diálogo ele disse: “Eu estou com um único propósito em minha vida, que é fazer o bem e exercer a bondade em minha comunidade”. E continuou: “Ao receber a notícia do tumor de minha esposa, soubemos que haveria uma última tentativa de fazer uma cirurgia em Buenos Aires. Tomamos um ônibus e no meio da viagem a esposa teve fortes convulsões. O ônibus parou, chamamos uma ambulância e tivemos que ficar num hospital, na cidade de Santa Fé, na Argentina, por quatro meses. Porém, os médicos não podiam fazer nada por minha esposa, porque a cirurgia seria fatal. Neste tempo tivemos visita de diferentes igrejas que clamaram a Deus por minha esposa. Certo dia os médicos chegaram com vários raios X e nos mostraram que não havia mais nenhum vestígio do tumor na cabeça de minha esposa. Retornamos para Ciudad del Este e os médicos de nossa cidade disseram: ‘Vocês podem declarar, com toda certeza, que aconteceu um verdadeiro milagre’”, concluiu o senhor Victor. Blanca, a esposa dele, continua administrando sua loja normalmente, onde ela já trabalha há 20 anos, num bairro de Ciudad del Este.  

Existe uma “lâmpada” que brilha pela energia da Itaipu Celestial em Ciudad del Este? Sim, Natalia e eu fomos “iluminados” por essa energia celestial que brilhou do semblante da primeira pessoa entrevistada, após cruzar a Ponte da Amizade para o Paraguai. 

Pr. Mário Hort

Mostrar todos os artigos