Rádio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos às 19h30m

Página inicial

Voltando para casa

Pr. Maiko Müller - 01/11/2013

Este foi o primeiro artigo do Pr. Maiko Müller publicado no Jornal O Presente de Marechal Cândido Rondon.

Olá leitores da coluna semanal escrita pelo Pr. Mário Hort, em O PRESENTE. Meu nome é Maiko Müller, casado há quase quatro anos com Djessica S. Hort Müller, pai do Tobias de um ano de idade. Considero minha família um verdadeiro presente de Deus. Estamos residindo em Zurique na Suíça, onde completei o estágio pastoral, após quatro anos de estudos teológicos na Alemanha.

A partir de Janeiro de 2014, faremos parte da equipe pastoral da Igreja de Deus no Brasil, de Marechal Cândido Rondon e do trabalho das Organizações Ecos da Liberdade. O presente artigo é minha primeira participação de um futuro trabalho junto ao Pr. Mário Hort e o Pr. Norberto Obermann, na edição desta coluna.

“Porque vocês estão voltando para o Brasil? A vida na Europa é melhor e mais segura, porque vocês não ficam aqui, tendo passaporte suíço”? Essa é uma pergunta que ouvimos repetidas vezes de amigos, desde que anunciamos a decisão de voltarmos a Marechal Cândido Rondon. 

Ao ouvir essa pergunta comecei a me questionar, pois de certo ponto de vista, é mesmo uma pena deixar um país com tantas belezas naturais e com boa qualidade de vida. Quando minha esposa e eu pensamos nessas coisas, sentimos sim, um aperto no coração em deixar este lugar.

Quais são as nossas motivações para voltar ao voltar Brasil?  O Brasil é nossa casa. Você pode estar no lugar mais lindo do mundo, mas sentindo-se só, e se seu coração não estando naquele lugar, não batendo pelo trabalho para aquele mundo, tudo se torna pesado e as dificuldades parecem ser maiores.

Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas que se tornaram importantes para nós. Temos bons amigos que nos apoiaram e nos mostraram o mundo de outra perspectiva. Uma experiência como esta não há dinheiro que pague, porém tudo isso não é como estar em casa. Eu me refiro há dois aspectos: 1° Aos relacionamentos. 2° A liberdade cultural.

Relacionamentos são um dos maiores segredos para a felicidade e do bem-estar da vida humana em qualquer lugar do mundo. Por exemplo: Para uma pessoa que tem medo de voar, a viagem de avião sozinho, se torna um terror mesmo que demore apenas alguns minutos. Já para quem está acompanhado de uma pessoa amiga, até o voo mais longo será agradável, pois mesmo em meio ao medo desfruta da companhia e assim o pavor de voar é vencido com maior facilidade. “Voltar para casa” é estar mais próximo das pessoas que amamos, como a nossas famílias, os amigos, nosso povo..., tudo é algo que nos dá suporte e força para prosseguir em momentos de alegrias e dificuldades.

A liberdade cultural envolve vários pontos, como: idioma, conhecimento histórico, forma de pensar, maneiras de se expressar e se portar nas regras do dia a dia... Um dos maiores desafios no exterior é conquistar essa liberdade, mas é também uma experiência única, que nos ensina valorizar outros modos de encarar a vida. 

Valorizamos os relacionamentos e a liberdade de “nossa casa no Brasil”. Esperamos voltar ao país de origem, para ajudar nossa geração e desejamos crescer juntos, ganhando novas perspectivas de vida, servindo a Deus. É isso que nos motiva a voltar.

Só Deus conhece e dirige o futuro. Sabendo disso, esperamos chegar ao Brasil para servi-lo junto a nossa igreja. E, se Deus o permite, também através dos artigos de O Presente, fazendo valer as experiências e conquistadas nos estudo fora do país.

Maiko Müller

maiko.muller@yahoo.com.br

Pr. Maiko Müller

Mostrar todos os artigos