Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Do fundo do poço ao governo do Egito

Pr. Mário Hort - 04/02/2014

José foi jogado no poço pelos seus irmãos por ter sonhado com o futuro e porque recebeu uma túnica colorida de seu pai, Jacó. Deus “permitiu” que eles o jogassem num poço e o vendessem ao Egito (Gen. 37:3 e 28).

No Egito, Deus permitiu que José fosse colocado na prisão, por não aceitar trair seu chefe Potifar, com sua esposa que o assediava (Gen. 39:7-23). Após as provações, “a energia celestial” elevou José a governador do Egito. Deus lhe deu a graça para salvar a nação egípcia da fome, ao prever os sete anos das vacas gordas e magras (Gen. 41:15-41). Deus usou o “caminho” do poço e da prisão para resgatar a nação escolhida e trazer o Salvador Jesus Cristo ao mundo.

Porém, tudo aconteceu porque José foi fiel a Deus e não se corrompeu com o poder político, nem com os assédios sexuais. Não pense que através de muito dinheiro e poder você poderia sair da desgraça de seu “poço” de dificuldades. Não acredite nos vendedores de prosperidade em troca de dízimos (Mt. 6:2-4).Não caia no poço da perdição eterna querendo comprar a benevolência de Deus com mentiras (At. 5:1-11).O caráter de José foi provado no fundo do poço pelo assédio e na prisão injusta, mas tudo foi apenas o “vestibular” para a universidade do governo do Egito. Não espere “lucros” sem investimentos acadêmicos para a missão que Deus deseja lhe confiar.

O segredo do poder do Espírito Santo em nossa alma está na fidelidade e na obediência aos princípios de Deus. O fogo não venceu a Itaipu Celestial no peito de três jovens“Energia” é o poder de Deus, “Itaipu” é a represa da fé no peito humano e essa fé impediu que o fogo queimasse Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que foram jogados na fornalha aquecida. Os três jovens disseram a Nabucodonosor: “... o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará da fornalha e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Dan.3:16-18).

A “energia da Itaipu” estava no coração dos jovens. O monarca irritou-se e mandou aquecer o forno sete vezes mais. Os soldados que jogaram os jovens na fornalha queimaram e quando o rei olhou para o forno, disse: “Não jogamos três jovens na fornalha e vejo quatro homens passeando no fogo, sem nenhum dano e um deles parece como filho dos deuses” (V. 24 e 25). Os três jovens jamais haviam visto um livramento do fogo, mas a fé “represada” em seus corações lhes deu a convicção de afirmar que Deus iria livrá-los e se não o fizesse, que o rei ficasse sabendo que jamais eles adorariam seus deuses, nem a imagem de ouro com 30 metros de altura.

O segredo celestial do livramento do fogo estava na conduta e na alma dos três amigos de Daniel (Daniel cap. 1, 2 e 3). Ajudamos milhares de pessoas a abraçar a “energia celestial” até mesmo em presídios. Muitos foram transformados e recebemos suas correspondências de várias partes do mundo.

Você já construiu a represa da “Itaipu celestial” em sua alma? Já fez uma “represa” do amor de Deus por sua consagração num momento de oração, iniciando a “construção da sua Itaipu da fé”, como foi construída a Itaipu Binacional?

Pr. Mário Hort

Mostrar todos os artigos