Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

E se Deus resolvesse fazer greve? - 2ª parte

Maiko Müller - 18/03/2015

Há poucos dias enfrentamos as consequências de um fato inesperado: já havíamos visto todos os tipos de greve - dos professores, servidores públicos, aeroviários entre outras -, mas as consequências de uma simples paralisação dos caminhoneiros deixaram muita gente desesperada, achando que o fim do mundo se aproximava.

Postos de combustíveis sem gasolina, prateleiras dos supermercados se esvaziando, produtores rurais jogando leite, sementes e carne fora. De uma semana para outra, notamos que todo o nosso conforto e muito mais, os nossos alimentos, não dependem somente de nossas mãos. Consequências desastrosas e prejuízos enormes surgiram somente porque uma das classes trabalhadoras do Brasil resolveu parar por alguns dias. Imaginemos agora se Deus resolvesse fazer alguns dias de greve.

Se a semente na terra não germinasse; as marés parassem de funcionar de modo ordenado; os animais selvagens perdessem o medo do homem; a terra mudasse em poucos metros sua distância em relação ao sol... Essa poderia ser uma greve do Criador contra a rebeldia de suas criaturas. Alguém conseguiria fazer tudo isso funcionar novamente pelas próprias mãos?

Talvez alguns venham a pensar agora: mas isto não tem nada a ver com Deus. São todos processos naturais que se desenvolvem sozinhos. Sim, é verdade. Mas quem é que instituiu toda essa ordem que sustenta tudo isso funcionando? Mesmo com toda a depravação que o ser humano vem fazendo contra a natureza, o que causa desastres pontuais, de forma geral, tudo continua ainda funcionando ordenadamente.

Quando lemos os relatos bíblicos do Antigo Testamento encontramos vários momentos na história, quando as pessoas pararam de se lembrar de Deus, pois achavam que tudo o que conquistaram havia sido pelas próprias mãos. Deus então fazia um tempo de greve. Não demorava muito e o caos se estabelecia.

Se hoje uma simples greve

 

 

dos caminhoneiros trouxe tumulto, imaginem o que uma greve divina poderia causar!

Certa vez assisti a um vídeo de um jovem ateu que afirmava que não entendia porque ainda existem pessoas tão ignorantes, a ponto de agradecerem a Deus todos os dias pelas coisas que elas mesmas conquistaram com suas próprias mãos. Deveríamos então deixar da ignorância primitiva e abrirmos os nossos olhos louvando a nós mesmos, por tudo o que conquistamos?

Esta indagação veio de alguém que provavelmente ainda estava tranquilo no conforto de sua casa, antes dos níveis dos reservatórios, das águas em São Paulo marcarem nível perto de zero. Após alguns dias sem água, este jovem deve ter notado que nem tudo que ele tem vem somente de seu trabalho. Todos nós, sem exceção alguma, somos dependentes do bom funcionamento da natureza, ou seja, daquilo que Deus sustenta.

Quando sofremos pontualmente com desastres naturais, a responsabilidade é nossa, pois Deus não tem culpa quando usamos os recursos que ele nos deu de maneira irresponsável. Mas o fato de tudo ainda estar em seu devido lugar é porque a greve divina ainda não foi generalizada.

Que possamos aprender que a base de toda a nossa existência depende de Deus e devemos sempre agradecer a Ele, por cada dia que a vida é mantida em sua ordem.

Maiko Müller

Mostrar todos os artigos