Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Minha inspiração se apagou - 1ª parte

Mário Hort - 21/07/2015

Embarquei para a Holanda com o objetivo de escrever dentro da réplica da Arca de Noé, em Dordrecht, e também em Paris, porém, a expectativa maior foi visitar o florescer das tulipas. Contudo, ao ouvir o colega pastor Adrian Bais, que me hospedou, relatar os detalhes dos últimos meses de vida com sua esposa, fiquei tão desapontado que decidi retornar ao Brasil, após escrever o tema “Venha para a Arca de Deus”, em Dordrecht, e “Liberdade eu quero liberdade”, em Paris.

Os sofrimentos do colega, nos cuidados com sua esposa, apagaram totalmente a minha inspiração para escrever o tema que estamos iniciando, com a 1ª parte: “Sua alma é um lindo projeto de Deus”. Assim lhe comuniquei a decisão de retornar, sem ver o florescer das tulipas.

Mas o pastor me corrigiu severamente, quando disse: “Mário, as experiências difíceis com minha esposa foram as mais importantes de nossa vida conjugal. Esse foi o tempo mais precioso de nossa vida com Deus, durante os 42 anos de nosso casamento. Nas dificuldades, Deus esteve mais presente, que nunca antes! Você deve, sim, escrever seu tema do projeto de Deus”.

Após ouvir as palavras do amigo pastor, eu obtive uma visão mais ampla da existência humana, no estágio passageiro da alma neste mundo. A Bíblia diz: “Pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. Sendo assim, fixamos nossos olhos não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos; pois os visíveis são temporais, ao passo que os que não se veem são eternos. (2. Cor. 4:17-18)

O poeta português António Gedeão diz: “Não há, não, duas folhas iguais em toda a criação... Nas formas presentes, nos atos distantes, mesmo semelhantes, são sempre diferentes. Mas, outras não jazem, nem caem, nem gritam, apenas volitam nas dobras do vento. É dessas que eu sou”. (Portugal1906/1997, poeta/professor/pedagogo/investigador).

Assim é a sua e a minha alma, projeto único de Deus no planeta. Jesus disse: “Que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”. (Marcos 8:36)

Talvez você sente sua alma esmagada pelas aflições. Uma música folclórica alemã diz: “Quando congela uma alma, ela não dá um único grito”. Você se sente morrendo aos poucos, pela angústia em sua alma, ou por motivos de doenças ou mágoas? É com você que queremos avaliar o projeto de Deus para sua alma.

Enquanto eu preparava a 1ª parte do novo tema que abordaremos nos próximos artigos, recebi um e-mail de Londrina que diz: “Pastor Mário Hort, eu estou conseguindo distribuir em torno de 40 a 70 livretos, dia sim, dia não, e um caso me chamou a atenção: um rapaz aparentando ter uns 25 anos, após entregar-lhe um livreto, cujo título era ‘Você é um lindo projeto de Deus’, e me retirar de sua presença, mais tarde me abordou e fez a seguinte pergunta: moço, será que teria um tempinho para mim? Claro que sim, disse eu. ‘Moço, eu estava procurando um cantinho isolado para dar um fim em minha vida. Sou um ex-detento e me sinto um verdadeiro lixo perante a sociedade. Ninguém quer me atender e não consigo emprego. Estou sem dinheiro, abrigo, roupa e comida, mas através deste maravilhoso livreto, com alguns testemunhos, um deles mexeu com o meu coração, alma e espírito. Como é sábia esta pessoa que escreveu tudo isto. E, por onde eu for, levarei este manual espiritual comigo. Que Deus abençoe e ilumine esse escritor de Deus’, disse ele, que saiu da minha presença tão de repente em lágrimas. Até eu fiquei comovido com seu depoimento.

Mário Hort

Mostrar todos os artigos