Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Por que Deus permite a enfermidade?

- 17/02/2010

Não temos todas as respostas para as infindas perguntas que a vida nos traz, porém, podemos levar muito conforto aos que embarcam na “canoa” da FÉ e da ESPERANÇA, que são nossos maiores aliados na busca da sobrevivência em nossos “rios” de piranhas.

No último dia 18, Dom Francisco Bach, citou um texto do Padre Zezinho. Gostei tanto que quero citar algumas linhas, e continuar com o tema através de um artigo que traduzi há aproximadamente 20 anos. O autor foi curado de um câncer e atualmente é editor da revista nacional de nossa comunidade na Alemanha.
Padre Zezinho escreveu: “Médicos, cientistas, psicólogos, psiquiatras e religiosos sérios buscam explicação, paliativos e soluções para as dores. E há os franco-atiradores, que, em nome de pseudociências e da pseudoreligião, garantem que curam qualquer doença. Fazem alarde da cura, mas depois preferem não noticiar, quando volta o sofrimento. Aí não há microfone à disposição... a dor humana permanecerá sendo o que é um grande mistério... Há os que aceitam e há os que se revoltam e brigam com Deus”.
O pastor Andreas Bürgin, da Alemanha, escreveu: “Por que Deus permite a dor? Quero apenas colocar os pensamentos que eu tive depois de uma segunda quimioterapia de combate ao câncer, quando tive alta do hospital, como ‘curado’.”


1. ENFERMIDADE, UM ANTEGOSTO DA MORTE
Neste sentido, a palavra não deveria ser: “Por que Deus permite a saúde? Como Deus pode adiar a morte em meio a um mundo decaído? Como Ele permite o bem-estar? Durante o tempo de minha enfermidade eu quase nunca tive problemas com ideias críticas e dúvidas contra Deus. Estas somente surgiram novamente depois, quando tudo estava bem. Considero isso também como estado de graça, pois é, de certa forma, normal cair em dúvidas e críticas contra Deus em épocas de enfermidades. Se Deus me protegeu disso, é porque eu também, nesta época, não vivia num estado natural, mas numa condição especial da graça de Deus”.


2. ENFERMIDADES E SOFRIMENTOS SÃO NORMAIS EM NOSSO MUNDO DECAÍDO
A pergunta: “Por que Deus permite a enfermidade?” surge de uma pré-suposição, que é a posição de que a saúde é o estado normal e natural do homem. E isso é engano. A Bíblia nos declara de onde veio a morte. Gênesis 2:17 diz: “Mas da árvore da ciência do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. E em Romanos 6:23 diz: “O salário do pecado é a morte”.
Estas palavras das Sagradas Escrituras deixam claro que a morte, que é a separação de Deus, entrou em vigor logo após a desobediência do pecado.


3. PORTANTO, NÃO TEMOS DIREITO DE SAÚDE. SE A POSSUÍMOS, NÃO É PORQUE TEMOS ESSE DIREITO, MAS PORQUE DEUS É MISERICORIDIOSO PARA CONOSCO
Deus retarda a morte física do homem para lhe oferecer uma possibilidade de voltar a Ele. Enfermidades são sintomas do pecado, sintomas de um mundo com as relações quebradas com Deus. Deveríamos aprender a agradecer a Deus por todo o bem que nós dá, mesmo no sofrimento. Uma graça especial é poder ficar confiante e calmo mesmo em tempos de enfermidades e sofrimentos. Este é o segredo das pessoas que sabem viver felizes em enfermidades e sofrimentos. Andréas Bürgin.
Nossos agradecimentos ao Padre Zezinho e ao pastor Andreas Bürgin. Pessoalmente carrego comigo dores inexplicáveis da fibromialgia, durante mais de 30 anos. Não espero por respostas do “porquê?”, mas espero por forças para vencer os desafios, como um “atleta” que deseja chegar ao final da competição. Procuro não perguntar por que a “corrida” exige tanta dor para vencer, mas espero pelo dia da celebração da chegada.


Pr. Mário Hort

 

Mostrar todos os artigos