Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

O GPS da alma! 1ª Parte

- 18/11/2010

Encontramos nossos amigos Narci, Hilaine, Valdi e Herta com um casal desconhecido, Zahi Seitouni e sua esposa Noélia, de Santos (SP). Os amigos nos apresentaram aos ilustres visitantes, dizendo: “Esses são nossos pastores, Natalia e Mário”. Eu cumprimentei o Sr. Zahi e disse, brincado: “Cuidado ao sair com nossos amigos! Eu tenho um ‘GPS’ para cuidar de suas almas, onde quer que estejam”.


O Sr. Zahi respondeu, sorrindo: “Bela ideia: ‘GPS’ da alma!”. Natalia logo concluiu: “Meu esposo certamente vai escrever um livrinho com esse tema”. O mais correto seria que eu dissesse: “Tenho um satélite e vigio por GPS a alma deles”.


Sua alma é rasteada por “satélite”! Todos nós humanos possuímos um “GPS” em nossa alma. Somos divinamente rasteados por “satélite”. Ninguém consegue se esconder dos olhos de Deus e do registro de seus livros, digamos “computadores”. Apc. 20: 12.


Milhares de anos atrás, quando ninguém conhecia computador, satélite nem GPS, o povo de Deus já cantava em seus hinos:
Salmos 139: 1 - Senhor, tu me sondas, e me conheces. 2 - Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento. 3 - Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. 4 - Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 11 - Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; 12 - nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.


Nossos pensamentos são rasteados por satélite divino sentados, deitados, andando; a palavra que ainda não chegou a ser pronunciada é registrada nos céus. É possível fazer calar o “GPS” em nossa alma?
Podemos “amordaçar” nossa consciência a ponto de que ela não acusa quando roubamos um doce. Mais tarde não acusará ao roubarmos um veículo e dinheiro da viúva com falsas orações.


Um amigo disse recentemente: “Viajo muito pelo Brasil e encontrei um homem que se apresentou como matador profissional, dizendo: ‘Se alguém me dá R$ 50 eu mato. É minha profissão’”.
A voz do GPS da alma do criminoso foi ignorada até que finalmente não acusa mais nada. Mas, o “salário” de seu pecado será cobrado no mais tardar no dia do juízo final.


Temos condições de ignorar a voz que suavemente nos avisa do perigo ao tomar o primeiro cigarro, colocar na boca o primeiro gole de bebida alcoólica, mas logo a voz do GPS se cala, pois percebe que está sendo ignorada.


Escrevi essas linhas residindo em Hannover, no apartamento cedido gratuitamente por um amigo. A Alemanha justamente vivia o terror da ação pedófila de um bispo que violentava os filhos de seus amigos, após a celebração da missa. O GPS da alma do bispo foi “amordaçado”, enquanto horrorizava a vida de crianças indefesas.


Ouvi o depoimento deste homem pela TV alemã, que estava com sua alma arruinada ainda depois de 50 anos, pelo terror que sofreu em sua infância. O pedófilo “amordaçou” a voz de sua consciência, o GPS de sua alma e já não mais ouvia nem mesmo o grito das crianças infelizes, que ele fazia sofrer em seus braços monstruosos.


Entendemos quão perigoso se pode tornar um pai, padrasto, professor, pastor, bispo? As crianças que estavam sob a responsabilidade tutelar espiritual, na maior confiança de suas famílias, sofreram a violência desses homens monstruosos. Isso acontece quando um ser humano desliga o GPS de sua alma.

Pr. Mario Hort

Mostrar todos os artigos