← Página inicial
O que há do outro lado da muralha?
Pr. Mário Hort
Há 11.000 metros de altitude, na aeronave da companhia aérea KLM, do voo 1576 de Atenas, Grécia para Amsterdam, na Holanda, um homem estranho tentou conversar com minha esposa ao seu lado. Eu estava enxugando as lágrimas, pois havíamos passado cinco dias, que seriam pequenas férias e pesquisas em Atenas, mas estive exausto e sem força para viver e não desejava falar com ninguém.
De repente o homem estranho tentou conversar simpaticamente com minha esposa. Mas, em que idioma? Grego, Albanez, Francês, Inglês, Alemão, Português ou Espanhol? Ao perceber que o único idioma para se entender seria o inglês, tentei ajudar a esposa na comunicação e logo fui envolvido no diálogo. Eu ainda estava concluindo a escrita do tema: “O Deus Desconhecido” e perguntei: “O senhor professa a religião cristã, muçulmana, ou nenhuma?”
Ele respondeu: “Sou católico romano, mas não consigo crer. Sou praticamente ateu, pois durante o regime comunista na Albânia, onde fui criado sob os ensinamentos de Darwin, os comunistas nos educaram no ateísmo. Não consigo crer pela lavagem cerebral que passei até ao fim do comunismo, quando escapei para a Ilha de Creta, na Grécia. Ali encontrei uma turista suíça, protestante, mas também ela não crê de verdade.”
Após narrar a história de sua vida, ele concluiu, mostrando para o longo corredor da aeronave dizendo: “Ao pensar em Deus tentando crer nEle, sempre me deparo com uma “muralha” e então não consigo mais seguir adiante em minha fé.” E ele perguntou: “Alguém sabe o que há do outro lado da muralha?”
Nesse instante pedi por seu nome e idade dizendo: “Sua pergunta será o tema de meu próximo livreto, que devo escrever na Alemanha.”
Mário Hort
← Mostrar todos os livrinhos → Faça sua encomenda de livrinhos