Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Itaipu - a pedra que canta foi ouvida por Satoru Karemoto no Japão - 4ª parte

- 03/09/2013

 

Em nossas entrevistas durante os dias da Convenção Mundial, em Anderson, nos Estados Unidos, encontrei o pastor e ex-gangster Neivelle Tan almoçando com o pastor Satoru Karemoto, de Tóquio, Japão. Neivelle imediatamente convidou que eu tomasse o seu lugar junto à mesa, para me dar lugar para uma nova entrevista com seu colega do Japão.

Tive um almoço interessante, ao ponto que a refeição não teve nenhuma importância. Inicialmente apresentei o tema de nossa pesquisa perguntando: “Pastor Satoru, a energia da Itaipu Celestial foi instalada em Tóquio no Japão?”.

Obviamente foi necessário explicar a interpretação da analogia da Itaipu, em relação com a maior potência hidrelétrica do mundo “Itaipu Binacional”, o que o cientista em física e pastor imediatamente sabia ser que a pergunta significa: “O poder do Espírito Santo chegou ao Japão e a sua vida pessoal”?

Eu apenas concluí a pergunta-chave da entrevista quando Satoru começou a relatar sua experiência:

Aos 17 anos de idade, estudando na Hiba High School, em Tóquio, um grupo de estudantes denominado de “Born Again” = “Nascidos de novo” evangelizou no colégio onde ele estudava. 

Os jovens desafiaram Saturo que ele abrisse a Bíblia em Luc. 9:23, onde diz: “Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”.

Esse triplo desafio de Jesus - negar-se a si mesmo, tomar sua cruz e seguir a Jesus - fez o jovem Saturo tomar uma decisão definitiva para aceitar o Evangelho de Jesus. Ao ouvir essas palavras, coloquei minha mão no ombro do pastor Karemoto, dizendo: “Saturo, através dessa Palavra de Jesus, a Energia Celestial chegou à sua alma, em Tóquio, no Japão”.

“Itaipu - a pedra que canta” soou como se fosse cântico celestial aos ouvidos do estudante Satoru Karemoto e mudou toda a sua vida, da mesma maneira como colocou o ex-gangster - o homem de ferro - de joelhos, chorando na prisão. 

Dificilmente alguém aceita uma “pedra tão dura” como a palavra de Jesus - “negar-se, tomar a cruz e seguir” - como um convite que soou como “a pedra que canta”. Porém, Satoru não procurava um evangelho de prosperidade, nem promessas de riquezas ou uma vida sem problemas. O jovem japonês desejava o caminho, a verdade e a vida, mesmo levando a sua cruz. João 14:6. 

O jovem seguiu seus estudos normalmente, formou-se em ciência física com pós-graduação, mas, ao concluir seus estudos, sentiu o chamado de Deus para o sacerdócio pastoral e teve a oportunidade de estudar, a partir de 1974 até 1984, nos Estados Unidos. Por essa razão, seus amigos o consideravam a pessoa mais abençoada do mundo.

No ano de 1982, Saturo sentia-se como se fosse a pessoa mais miserável do mundo, não sentia nenhum valor em sua vida e sofrendo saudades de sua pátria, caiu em uma profunda depressão. 

Em seu sofrimento, Karemoto leu o livro de Victor Frankl, um judeu austríaco e sobrevivente do holocausto de Hitler, em Augschwitz. O escritor descobriu três virtudes que ajudaram as pessoas nos sofrimentos extremos, que são: a oração, o cântico e o humor.

A “receita” dos segredos dos sobreviventes, quando estavam morrendo de fome, sede e maus-tratos no campo de concentração nazista, fez Saturo Karemoto vencer sua depressão, sendo ele cientista e mestre em Física e Teologia.

O jovem japonês foi considerado das mais privilegiadas pessoas do mundo, mas estava agonizado em sua alma, até que descobriu os segredos dos sobreviventes do campo de concentração de Augschwitz. 

O pastor Saturo Karemoto relatou exemplos de pessoas que ainda recentemente foram libertas da depressão praticando a oração, o cântico e o humor, mesmo em circunstâncias agonizantes.

Você está sem “luz, sem água e sem energia” para vencer a agonia de sua alma? Ore ao Senhor! Cante e tenha humor, para a angústia e a morte, com essas três virtudes.

Mostrar todos os artigos