Rádio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Domingos às 20h

« Página inicial

Como você chama seu marido?
Pr. Isaí M. Hort - 31/03/2020

Como você chama seu marido?

Existem apelidos românticos e outros que são engraçados, que só a esposa pode usar para descrever o marido.  Já ouvi expressões muito bizarras que casais usam para chamar o cônjuge.  Em Eclesiastes 2:3, encontramos uma forma um tanto diferente da mulher chamar o marido. Uma expressão carregada de uma simbologia que queremos ver hoje. 

“Como uma macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens”. Cânticos 2:3a

Já imaginou sua esposa chegando em casa e lhe chamando de macieira? Imagine ela abrindo a porta e gritando: “Olá meu belo e maravilhoso pé de maça, você já está em casa?”

Não seria normal em nossa cultura, mas se entendermos o profundo significado da expressão, nós homens iremos nos sentir honrados com tal apelido.  O que a mulher reconhece ao chamar o marido de macieira? 

1º O marido é o que existe de mais saudável.

A maçã é uma das frutas mais saudáveis que existe. É por isso que outros países usam a expressão; “on apple a day keeps the doctor away”, “uma maçã por dia mantém o médico longe.” Seus nutrientes têm efeitos extremamente positivos para a saúde. Quando a mulher do texto bíblico chama seu marido de macieira, ela reconhece que o marido é saúde. A presença dele faz bem. Ele é quem nutre o seu coração, sua alma até mesmo suas necessidades físicas de carinho. 

2º O marido é o único alimento. 

O texto fala de uma macieira entre “árvores da floresta”. O que isso significa? Que existem muitas árvores, altas, baixas, verdes ou até coloridas. A mulher do texto bíblico pode ter pensado em um ipê roxo ou amarelo que deixam a floresta até bonita, mas é a macieira (marido) que irá alimentá-la. Só o marido deve ser visto como árvore frutífera. 

3º O marido é a sombra perfeita. 

“Tenho prazer em sentar-me à sua sombra; o seu fruto é doce ao meu paladar”. Cânticos 2:3b

Você conhece o sentimento de alívio quando encontramos uma sombra em meio a um dia de sol quente? Quando a mulher chama o marido de macieira, ela diz que é nele que ela encontra sombra fresca em meio a um dia de calor. O marido precisa ser a proteção, a sombra, o guarda sol que não deixa que a esposa seja queimada pelos raios do mal. Reconheço aqui a proteção espiritual que devemos ser para nossa amada. Um homem comprometido com DEUS e sua igreja, que ora pela vida de sua esposa e cuida de suas necessidades, é como uma macieira que faz sobra e alimenta. Tendo um pé de maça destes em casa, a esposa nunca desejará sair de lá. 

Esposa, que tal chamar seu marido de macieira hoje? Se ele achar estranho, explique:

- Você é o que tem de mais saudável em minha vida. 

- É você quem alimenta o meu coração com amor. 

- Me sinto protegida quando estou contigo.

Pr. Isaí M. Hort

Pr. Isaí M. Hort

Mostrar todos os artigos