Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

Uma canoa de Deus

- 10/09/2010

 

Conheci Oskar Ndao em Lusaka, Sâmbia, África. Ele é o representante de nosso departamento de assistência social internacional naquele país. Na noite passada eu ouvi nosso programa na Rádio Difusora, que vai ao ar todos os dias, a partir das 23h45 até 24 horas, com uma reprise de nossos 1.561 programas gravados em CD. Fui dormir com o conselho final de Oskar Dnao, que disse em uma entrevista que gravei com ele em Itaituba, na Amazônia. Ele disse: “Quero encorajar aos irmãos e irmãs! Se vocês fazem a obra de Deus pela fé, Ele proverá o necessário assim como providenciou um meio de transporte para nós”.

Tim Stiveson, missionário em Uganda, África, escreveu: “Pr Mário, entre na Canoa da Esperança, no rio de Piranhas”. Confesso que estes conselhos de meus amigos africanos foram de grande valor para mim pessoalmente, ao deitar ontem depois de ouvir o pastor da Zâmbia.

Oskar Ndao relatou na entrevista, que gravei durante o fórum mundial em Itaituba (PA), de sua experiência que teve ao cruzar um rio, estando na água até a cintura e uma voz bradou dizendo: “Você não sabe que esta água está infestada de crocodilos? Embarque em minha canoa, antes que os crocodilos te pegam”. Ao chegar à vila do outro lado do rio, o povo ficou maravilhado de que ele havia cruzado esta água, pois sabiam dos crocodilos e também que à beira deste rio não existia ninguém que possuía uma canoa. 

O consolo que obtive pela reprise da entrevista com meu amigo da Zâmbia foi uma nova inspiração para o momento que eu vivo atualmente, por esta razão quero transmitir esta promessa aos leitores de minha coluna de O Presente. 

Para vencer em nossa caminhada no asfalto, no escritório, na lavoura, no ar ou no mar..., será necessário também encontrar a “canoa” que Deus nos envia em momento de perigos e dificuldades. E, se porventura algum dia Ele não nos envia uma canoa para cruzar o “rio”, é porque nos permitiu desembarcar na “outra margem”. Mas, isso é possível somente para aqueles que embarcaram na “canoa da fé”, que Deus nos envia para nos socorrer no “rio” de crocodilos. Também o pastor Mário precisa cuidar para não abandonar esta “canoa” antes de chegar à outra margem.

A experiência singular de meu amigo Oskar e suas palavras no final de sua entrevista estão baseadas na Sagrada Escritura que afirma: “Assim diz o Senhor: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador”. (Is. 43: 1-3) 

Quando eu estive internado por vários dias na UTI do hospital em Cascavel, minha posição no leito foi privilegiada no final do corredor. Eu podia observar as equipes de enfermeiros e médicos correndo de um leito para o outro. Cada um dos “hospedes” estava rodeado de “crocodilos” ameaçadores, eu também.

Jamais eu havia vivido tão de perto o valor da “canoa” da fé no rio da vida, como naqueles momentos. Foi maravilhoso descansar no “barco” de Deus. Sim, foi maravilhoso viver em profunda paz da minha alma, também quando o coração começou a negar suas funções. 

Agradeço ao Senhor nosso Deus, que a fé em Jesus é uma “canoa” tão segura nos momentos mais difíceis da vida, como foi a canoa do “estranho pescador” que certamente foi um anjo de Deus enviado para o rio de crocodilos, na África. Vamos lembrar o que disse meu amigo Oskar: “Se vocês fazem a obra de Deus pela fé, Ele proverá o necessário, assim como providenciou um meio de transporte para nós”.

Mostrar todos os artigos